Programa de Coleta Seletiva, Meu Excesso e Meu Consumo

Confesso que fiquei entusiasmada com essa atividade. Meu quarto estava uma bagunça e precisava urgentemente de uma organização, principalmente agora que finalizou mais um semestre na faculdade.

Eu moro em prédio e aqui foi aplicado um sistema de coleta seletiva a todos os condôminos. O lixo é enviado a uma concessionária chamada Ecourbis Ambiental que opera os serviços de coleta, transporte, tratamento e destinação de resíduos domiciliares.

Nem todos os condôminos têm o hábito de separar corretamente seu lixo antes do mesmo ser destinado à Ecourbis, mas em casa já tínhamos o costume de separar o lixo para facilitar na reutilização ou não dos materiais.

Meus pais sempre foram muito conscientes quanto a isso e comigo não foi diferente. Além disso, após a separação do lixo, ainda separei algumas roupas para doar.

A Cidinha (a moça que trabalha em casa) vem semanalmente para ajudar na limpeza e é pra ela que destinamos as coisas que não utilizamos mais.

Uma outra prática que temos muito legal é a de utilizar os alimentos em sua totalidade para não agravar a situação do desperdício de alimentos, que faz do lixo brasileiro um dos mais “ricos” do mundo.

Fora a prática da utilização total dos alimentos em nossos pratos, alguns alimentos nós congelamos e toda sexta-feira a Cidinha leva-os para serem aproveitados também junto a sua família.

Essa atividade particularmente foi agradável e simples de ser realizada já que era algo já posto em prática por mim e pelos meus pais.

Curiosidade: Você Sabia?

1 kg de vidro reciclado = 1 kg de vidro novo

50 kg de papel reciclado = Menos de uma árvore adulta derrubada

1 kg de plástico reciclado – 1 kg de plástico novo

1 ton de alumínio reciclado = Evita a retirada de 5 ton de Bauxita da natureza

1 ton de metal reciclado = 4,5 de minérios poupados


Coleta de Papéis

Coleta Seletiva em Casa

Coleta EcoUrbis no Condomínio: [http://www.ecourbis.com.br/]

Roupas que foram doadas à Cidinha

Alimentos congelados ao longo da semana

Prática da Utilização Total dos Alimentos:

Talos de Couve

Talos de Espinafre e Talos de Catalonia (cozidos)

Folhas de Beterraba e Rama de Beterraba

Eu e a Cidinha com os alimentos e as roupas que foram entregues

~ por Nativa da Terra em 11 de julho de 2010.

Deixe um comentário

 
